Reativação da atividade de resinagem em pinhal manso, nas ZIFs geridas pela ACHAR

A ACHAR, enquanto entidade gestora de Zonas de Intervenção Florestal, teve a iniciativa de promover a reativação da atividade de resinagem em áreas de pinhal manso, inicialmente nas áreas de ZIF do concelho de Almeirim, Alpiarça e Chamusca.

Na charneca ribatejana têm surgido áreas consideráveis de pinheiro manso, algumas apresentando baixa produtividade económica, surgindo problemas como o abandono e por consequência o aumento dos riscos bióticos e abiótico. A resinagem permitirá a gestão ativa do capital natural existente

O objetivo deste projeto é criar as bases técnicas, económicas e de divulgação para a introdução da resinagem nos povoamentos de pinheiro manso da charneca ribatejana, como uma ferramenta territorial de conservação e de defesa contra incêndios.

Serão implementadas cinco parcelas piloto, em povoamentos escolhidos estrategicamente pela sua representatividade e potencial de divulgação. Será feito o acompanhamento pormenorizado e recolha de dados durante a campanha para caracterização e divulgação da silvicultura associada à resinagem nos povoamentos da charneca ribatejana, e avaliação do seu impacto na gestão da vegetação sobretudo ao nível do controlo de espécies invasoras, do controlo da carga combustível e no aumento da biodiversidade.

Caso pretenda acompanhar o processo e saber mais sobre o assunto, contacte-nos.