Lançamento do novo site da ACHAR – Associação dos Agricultores de Charneca

22 maio 2020 – Dia Internacional da Biodiversidade

A nossa floresta mediterrânica é hotspot de biodiversidade

Neste Dia Internacional da Biodiversidade celebramos a nossa floresta mediterrânica, e o seu enorme contributo para a sustentabilidade ambiental e económica de Portugal.

PORQUE HOJE É DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, LANÇAMOS O NOVO SITE DA ACHAR

As nossas soluções estão na natureza é o tema deste ano definido pela ONU, em que os nossos montados têm um papel fundamental na preservação da biodiversidade. Além da variedade da flora, atingindo 135 espécies de plantas por 1000 m2, são espaços de abrigo e alimento para a fauna – desde o pombo Torcaz e a Águia Imperial ao javali e veado. A importância é tal que o WWF (World Wide Fund for Nature) definiu a floresta mediterrânica como um dos hotspots de biodiversidade em termos mundiais.
Tal como o mote do ano, as nossas soluções estão na gestão florestal sustentável. A nossa floresta mediterrânica ocupa cerca de 2 milhões de hectares do território nacional. É essencial garantir a sua sustentabilidade ambiental e económica, para preservar e valorizar estes nossos recursos naturais.
Todas as nossas espécies florestais – seja sobreiro, eucalipto ou pinheiro – representam um contributo ambiental essencial. Desde a captação de carbono (que reduz o efeito estufa) à fixação dos solos, a gestão sustentável das florestas é fundamental para a preservação da paisagem e da biodiversidade.
As atividades agroflorestais são críticas também para a nossa economia verde. A gestão florestal sustentável contribui significativamente para a criação de emprego e fixação das populações em zonas rurais, e assim evita o abandono das terras, com os riscos associados – desde incêndios a perdas de habitats.
Só com uma gestão florestal sustentável, em termos económicos e ambientais, conseguimos preservar o nosso hotspot de biodiversidade
.