Conhece a qualidade da sua cortiça?

Sabia que pode solicitar amostras de cortiça com 8 anos?

De forma a poder antecipar a negociação da sua cortiça, pode solicitar uma amostragem da cortiça com 8 anos.

Com base nos modelos de crescimento existentes, é possível estimar o crescimento que a cortiça terá dos 8 para os 9 anos.

Se pretende saber a qualidade da cortiça que vai extrair este ano, contacte-nos, pois ainda podemos efetuar a amostragem para avaliação da qualidade.

MÉTODO DE RECOLHA

No campo, em cada parcela, são recolhidas 5 calas. A numeração dos sobreiros a amostrar por parcela é constante, ou seja à parcela 1 correspondem as árvores 1 a 5, à parcela 4 correspondem as árvores 16 a 20, … 

No gabinete, as calas são aparadas e medidas, cozidas em água a 100 ºC por 1 hora e voltam a ser medidas para determinar o aumento percentual após cozedura.

A classificação é efectuada através da avaliação da homogeneidade e da presença de defeitos. Uma prancha de cortiça pode ser classificada em 7 qualidades, designadas por: 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª e Refugo. A sua classificação qualitativa tem em consideração a presença e intensidade de dois tipos de defeitos: os que são intrínsecos ao processo de formação da cortiça (por exemplo a porosidade e o verde, entre outros) e os que são provocados por agentes exteriores (insectos como a formiga e a cobrilha).

Os resultados serão entregues num relatório onde consta, entre outra informação, a % de cortiça rolhável, delgada e para granular e o valor médio da cortiça, com base no valor atual de mercado.

Para mais informações, contacte-nos.